O que mais preocupou Lula.




Lula não estava preocupado em perder a eleição presidencial. Ele já sabia que, estaria fora do pleito e, desse modo, o PT jamais teria chance alguma de assumir a Presidência do Brasil. O que mais preocupava o ex-presidente Lula, então?
A preocupação maior de Lula não era outra, senão perder a hegemonia da esquerda no Brasil.
O aumento do anti-petismo e a ascensão de outro líder esquerdista, Ciro Gomes (PDT) aumentavam as possibilidades do PT perder a hegemonia da esquerda. O que Lula fez, diante da ameaça pedetista? Mesmo estando preso em Curitiba, Lula buscou esvaziar a campanha de Ciro Gomes, retirando os partidos mais importantes do "centrão". Ciro e o PDT acabaram ficando sozinhos.  E não é que deu certo. Ciro Gomes conseguiu pouco mais que 13 milhões de votos. O pedetista não chegou nem ao segundo turno.
Com mais de 31 milhões de votos no primeiro turno e 47  milhões de votos no segundo turno, 44,9%, o PT mostrou que ainda tem um grande eleitorado. E não só na eleição presidencial. O PT também conseguiu a façanha de eleger o  maior número de deputados no Congresso Nacional, foram 56 deputados federais. Além dos 6 senadores petistas. O partido que comandará o maior número de estados é o PT, à frente de 4 unidades federativas no Nordeste: Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Qual é o saldo de tudo isso? A permanência do PT na hegemonia da esquerda brasileira. Lula acertou. Não foi a toa que os irmãos Gomes mostram-se indiferentes e irritados com o PT. Basta lembrar dos xingamentos de Cid Gomes no evento petista em Fortaleza e da ausência de Ciro no segundo turno. E agora,  em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, já no pós-eleição, Ciro Gomes fez fortes críticas ao PT: " Você imagina conseguir do PSB neutralidade trocando o governo de Pernambuco e de Minas? Em nome de que foi feito isso? De qual espírito público, razão nacional, interesse popular? Projeto de poder miúdo. De poder e de ladroeira. O PT elegeu Bolsonaro", afirmou. Também não poupou Lula: " Lula nunca permitiu nascer ninguém perto dele.” Essa frase do Ciro descreve tudo. Lula estava preocupado com a hegemonia petista.

Comentários