AGTÔNIO SANTOS: POR QUE ESSE É O NOME IDEAL PARA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA?



    Recentemente, publiquei uma matéria no blog - BRC Notícias - em que relatei o fenômeno que viralizou nas redes sociais: um movimento popular de apoio à indicação de Agtônio Santos para a Secretaria de Cultura no município de Porto do Mangue.
    Tenho defendido que a aclamação do povo é sensata, pois em Porto do Mangue não temos outro nome ideal para a pasta cultural. Isso por duas razões importantíssimas. Agtônio preenche dois requisitos essenciais para uma escolha acertada: 1) a escolha técnica; e 2) a escolha política.
     No aspecto técnico, vale lembrar que Agtônio Santos exerceu por seis anos a função de coordenador da Cultura, na antiga Secretaria de Educação e Cultural. Além de sempre está envolvido nas atividades culturais do município como a Paixão de Cristo, as Festas Juninas, entre tantas outras. Agtônio é um símbolo da expressão artística de Porto do Mangue e certamente demonstra, por toda sua experiência na cultura local, ter a capacidade técnica e administrativa para assumir a pasta municipal de Cultura.
    Tratando-se do quesito "escolha política", não há o que se contestar, pois Agtônio é um dos poucos que desfruta de um bom relacionamento com o prefeito Sael Melo e com grande maioria dos aliados da base governista. Inclusive, várias são as lideranças governistas que têm indicado o nome de Agtônio Santos para a pasta de Cultura.
    É evidente que existem entraves na hora da escolha, considerando que outros aliados governistas estão de olho no cargo, no status, no salário e que a escolha pelo nome de Agtônio possa gerar descontentamento na própria base governista (O que é bastante natural). Mas ainda assim, acredito e defendon que o melhor nome que temos, hoje, para a Secretaria de Cultura é Agtônio. Tanto por se tratar de uma excelente escolha técnica, quanto política.

Por Julysson Charles

Comentários