Por que Porto do Mangue não tem parques eólicos?


Não há nenhuma dúvida que a cidade de Porto do Mangue tem grande potencial para produzir energia eólica. Então, por que não temos parques eólicos instalados em nossas terras?
Diz um provérbio chinês que existem três coisas que não voltam atrás: a palavra pronunciada , a flecha lançada e a oportunidade perdida. A gestão de Porto do Mangue (nos anos 2008-2012 e 2012-2016), preferiu acreditar nas falsas promessas  do suposto "Terminal Graneleiro", ao invés de segurar a oportunidade de investir esforços na venda do projeto Central Eólica Fazenda Nova, parque eólico que seria instalado justamente no município de Porto do Mangue, gerando mais de 180 MW.  
cidades como Areia Branca, Rio do Fogo, João Câmara, Macau, entre  outras, não desperdiçaram a oportunidade dos bons ventos. Participaram dos leilões, tiveram seus projetos comprados e hoje têm aerogeradores em suas respectivas terras. Terras que antes eram ociosas, mas que agora estão ocupadas, gerando energia renovável, emprego e renda. Quanto às terras de Porto do Mangue? Estão sem “Terminal Graneleiro” e sem nenhum parque eólico, porque a oportunidade foi perdida.
É preciso termos noção do atraso causado em nossa economia. A oportunidade que perdemos de ter parques eólicos, Areia Branca não perdeu e recebeu a instalação de três parques eólicos. Segundo Roberto Klein, Diretor da Voltalia no ano de 2014, as obras dos parques eólicos de Areia Branca geraram mais de 700 empregos diretos e indiretos.  Sem esquecer o pagamento referente aos arrendamentos de terras que é feito diretamente aos proprietários das áreas, representando geração e injeção de renda por no mínimo 20 anos. 
A cidade de Macau também não perdeu a oportunidade de contratar projetos para a produção de energia eólica.  Recentemente, o prefeito do referido município, Túlio Lemos, lançou o projeto que utilizará a fonte eólica para fornecer energia a custo zero para famílias de baixa renda, para prédio públicos municipais e indústrias que queiram instalar-se na cidade de Macau. Quanto a Porto do Mangue? Perdeu a oportunidade. Não temos "Terminal Graneleiro", muitos menos parque eólico.  
  

Comentários