Retrocesso em Porto do Mangue




    Quem nunca carregou água na lata d'água que atire a primeira pedra. Lembro que fazia muito isso na cidade de Porto do Mangue, quando meus pais não tinha dinheiro para pagar a Dequinha. Acordava cedo e via nas ruas de Porto do Mangue a materialização do refrão da marchinha de antigos carnavais: “Lata d’água na cabeça, lá vai Maria, lá vai Maria (...)”. Eu via as mulheres porto-manguenses carregando latas d'águas em suas cabeças. Tempos remotos em que sofríamos muito com a falta de água encanada. Na verdade, há alguns anos atrás, dependíamos totalmente de abastecimento de água por meio de carros-pipa. Quem não se lembra dessa imagem abaixo!?

Prefeitura disponibilizou água em carros pipa para amenizar problema da população 

       Os anos se passaram; a Caern chega a Porto do Mangue; nossos lares passam a ter água encanada. Era uma maravilha. Tomar banho de chuveiro, lavar as mãos com água da torneira da pia e puxar a cordinha para dá a descarga. 
  Hoje, com o descaso da Caern, Porto do Mangue retrocede à era da lata d'água. O abastecimento de água na cidade ainda está interrompida por falta de vigilância nos poços tubulares e por falta de bombas e equipamentos reservas. Há quem culpe apenas os ladrões que furtaram as bombas e os equipamentos e se esquece que  a negligência também é crime.     

Por Julysson Charles

Veja também:



Comentários