A MESMA ESTRATÉGIA DOS NÚMEROS FALSOS?



 Maquiavel, em seu livro O Príncipe, apresenta teorias políticas de como chegar e se manter no poder. É inevitável falar em Maquiavel e não mencionar a máxima "os fins justificam os meios", isto é, não importa como chegar, o importante é chegar no poder. Mesmo que esses "meios" sejam ilegais, imorais e antiéticos.

 Quando um grupo político se envereda por esse pensamento maquiavélico, ele busca fazer de tudo para alcançar o poder, pois o mais importante é chegar ao fim, ao propósito desejado, independente dos "meios".

  Parte da oposição em Porto do Mangue está embriagada com esse ideal de Maquiavel, ao utilizar a mesma estratégia de campanhas passadas: mentir com pesquisas eleitorais falsas como uma das formas de motivar seu eleitorado a não sair do grupo.

 A verdade é que parte das principais lideranças da oposição sabe que dessa vez não dar, que nestas eleições não têm como ganhar. Essas mesmas lideranças sabem que não é fácil abater um projeto de reeleição, ainda mais quando o gestor possui um grupo político fortalecido e sem muitos problemas com a população.

 O propósito e o foco de fato são as eleições de 2024. O pensamento e as estratégias estão fixados na possível e provável sucessão. Até lá é preciso manter o povo motivado e confiante independente dos "meios".

Por Julysson Charles

Comentários