RADAR DO ENCONTRO DO PL EM PORTO DO MANGUE




 No último sábado (14), o vice-prefeito de Porto do Mangue, Magnus Domingos (PL), reuniu aliados durante ato de filiação dos pré-candidatos a vereador do Partido Liberal (PL) no município.

 O evento contou com a participação do deputado federal, João Maia, presidente estadual do PL; do deputado estadual, George Soares (PL); da prefeita Shirley Targino (PL), dos ex-prefeitos de Porto do Mangue, Titico (PP) e Chico de Pereira; e da ex-primeira-dama , Clarinha (PP).

 Destaque para a presença do vereador Jean Maia que largou o Solidariedade e agora filiou-se ao PL, junto a Marlos Victor, filho do vice-prefeito Magnus Domingos. 

Solidariedade decreta falência


 Com a saída do vereador Nivaldo do Solidariedade já desenhada, o vereador Jean Maia (orientado por sua mãe, a ex-vereadora Mariazinha), por uma questão de sobrevivência política, caiu de paraquedas e pousou no PL, fechando de vez as portas do Solidariedade em Porto do Mangue.

Jean Maia x Marlos Victor


 Os rumores das rodas de conversas é de que Marlos Victor será o pré-candidato a vereador apoiado pelo pai, Magnus Domingos. Assim sendo, dois nomes de pesos estão pareados no PL: o vereador Jean Maia e o jovem Marlon Victor. 

Quociente eleitoral


 O PL, como está montando atualmente, poderá eleger dois vereadores. Mandinga? Misticismo? Não! Isso se chama quociente eleitoral. Basta estudar sobre isso.

Pirâmide I


 O formato de uma pirâmide é algo interessante de se observar. A sustentação de uma pirâmide fica na parte inferior. Vale considerar que é a parte maior. Mas, sustenta o quê? A parte menor que fica em cima.

Pirâmide II


 Para eleger dois vereadores, o PL precisará de cerca de 1000 votos válidos. Só Jean Maia e Marlos Victor não atingirão esse quociente eleitoral. Se assim fosse, um dos dois ficariam para trás. Mas, para eleger os dois eles precisam incentivar e manter motivados a base de sustentação, os que estão na parte inferior da pirâmide, isto é, os pré-candidatos de menor expressão do PL.

Como motivar I


 Simples! Os que estão na parte superior alimentam a esperança daqueles que estão na parte inferior da pirâmide. Fazem eles acreditar que poderão ser eleitos mesmo sem dinheiro para campanha eleitoral e sem muita influência.

Como motivar II


 Outro modo para manter os da parte de baixo incentivados e motivados é apresentar falsas pesquisas eleitorais. Os inexperientes na política ficam que nem pinto na lagoa com os resultados das pesquisas. Não sabem eles que essa prática de apresentar pesquisas falsas não é de agora (quero pensar que toda a oposição não utiliza esse método). 

E o evento?


 Tranquilo! A quantidade de pessoas que participaram foi menor do que o encontro do PP da prefeitável Clarinha. Parece que as estratégias para motivar o eleitorado na oposição não estão funcionando. Mas nosso respeito a democracia, pois todos tem o direito de tentar.

Por Julysson Charles

Comentários