SAELISMO DESENHA "CHAPÃO" PARA 2020




 Assim como temos a capacidade de olhar para os céus e perceber se o tempo está para chuva ou a não, assim também já conseguimos olhar para o cenário político de Porto do Mangue e ver o governismo caminhando para montagem do "chapão" nas eleições proporcionais de 2020.

 O atual prefeito, Sael Mel, já está filiado ao MDB e, agora, é só questão de tempo para a maioria dos vereadores da Câmara Municipal seguirem o mesmo caminho, filiando-se ao MDB. Cinco vereadores poderão migrar para vestir a camisa verde dos bacuraus e estampar o número 15 em suas camisas, adesivos, "santinhos" e bandeiras. Além, claro, da vereadora Alciene Rodrigues, que já é emedebista desde as eleições de 2016. Um "chapão" que segue firme.

 Vale considerar que o saelismo ainda acomoda em sua base governita outros partidos como o PROS (tendo como presidente o empresário Faustino e conta, hoje, com a presença do vereador e presidente da Câmara Municipal, Juscelino Gregório, e do sindicalista e ex-vereador Carlinhos do Rosado); o PT (liderado pelo secretário municipal de Agricultura e Pesca, Flávio Felipe, que tem sido um articulador político entre as lideranças petista do RN com o atual governo de Sael Melo); e o PRB (liderado por Márcio da Salina, que está ladeado de outras lideranças do município como o jovem Raniery Filho, assessor de Sael Melo; Eliseu Dantas, secretário de Administração; Antônio Aldo, presidente da Associação dos Pescadores da Praia do Rosado; Josivan Santos, articulador político do grupo; e do empresário Sandro).

 Ao que tudo indica, a empresária Rosa Araújo poderá assumir o comando do PSB em Porto do Mangue. O que seria outro partido para defender o projeto do prefeito Sael Melo. O MDB em Porto do Mangue poderá receber ainda o apoio de um outro partido, caso o grupo da família Cobra não queira filiar-se em nenhum dos partidos governistas já citados.

 Ao final das contas, o saelismo poderá ir para a campanha neste ano com o apoio de 5 partidos. Sem esquecer, óbvio, do "chapão" que será formado no MDB. Desmoronar toda essa estrutura seria uma grande façanha da oposição em Porto do Mangue em 2020.

PMDB (atual MDB) Historicamente


 Nas primeiras eleições de Porto do Mangue, exatamente no ano de 1996, o PMDB (atual MDB), liderado pelo saudoso Zé Domingos, montou o "chapão" e conseguiu eleger um prefeito e três vereadores. Josias Mariano não entrou por pouco.

 Em 2000, Zé Domingos (PMDB) partiu para sua reeleição com um "chapão". Ganhou a campanha e conseguiu eleger seis vereadores emedebistas. 

 No ano de 2004, Zé Domingos passa o PMDB para Chico de Pereira e juntos montam outro "chapão". Mais uma vez o PMDB sai vitorioso: Chico de Pereira e mais seis vereadores são eleitos. 

 Nas eleições de 2008, acontece uma reviravolta no cenário político porto-manguense. Chico de Pereira sai do PMDB e segue para reeleição pelo PSB. Mas quem ganha as eleições? Titico que assumiu o PMDB. Mais uma vitória para o partido dos bacuraus no município.

 Em 2012, Titico montou um "chapão" entorno do PMDB e conquistou sua reeleição com 1.738 votos válidos, tendo um saldo, ainda, de cinco vereadores emedebistas eleitos.

 Nas eleições de 2016, temos um fato inédito na política de Porto do Mangue. Pela primeira vez, um prefeito é eleito sem carregar consigo o peso histórico do PMDB. Sael Melo foi eleito pelo PHS.

 Agora estamos em 2020. A sigla mudou de PMDB para MDB e Porto do Mangue poderá ter, neste ano, mais uma vez um prefeito bacurau eleito. Seria o retorno do 15 ao comando da Prefeitura?

Por Julysson Charles
Imagem: Reprodução

Comentários