NOVAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS: LUZ DO SOL "MATA" RAPIDAMENTE CORONAVÍRUS




 Na última quinta-feira (23), em uma coletiva de imprensa, a Casa Branca anunciou os estudos, conduzidos por cientistas do Department of Homeland Security  (DHS) dos Estados Unidos, que mostram que a radiação contida na luz solar, aliada com alto índices de umidade, pode "matar" rapidamente o Covid-19 (coronavírus) em alguns tipos de superfícies.

 Segundo informações do jornal Dailymail, o assessor de ciência e tecnologia do DHS, Bill Bryan, afirmou que os raios UV danificam o material genético do agente causador da Covid-19, dificultando a reprodução. Vírus foram lançados no ar com aerosol. Quando expostos à luz solar simulada, eles rapidamente morreram. Sem a intervenção, não houve redução na quantidade de coronavírus presentes nas gotículas no período de uma hora.
 Tem-se chegado a conclusão que os vírus sobrevivem mais em condições de baixa umidade e tornam-se inativos facilmente em ambientes úmidos. À medida em que a temperatura aumenta , a luz do sol "destrói" o vírus rapidamente.
 Os pesquisadores alertam que o sol afeta a proliferação do agente patológico nas superfícies e ainda não há qualquer tipo de evidência que expor pacientes contaminados à radiação UV poderia curá-los, mas o contrário: provocar câncer de pele.
 Alguns hospitais norte-americanos já usam radiação UV na descontaminação de espaços. O próximo passo do DHS será desenvolver uma equação para apontar as combinações ideais de temperatura e umidade para acabar com o coronavírus.
 Esses esses estudos americanos estão em harmonia com os estudos de pesquisadores chineses que já haviam levantado a hipótese de que o novo coronavírus age com mais dificuldade em países quentes e úmidos, conforme divulgou o Correio do Estado no começo do mês.
 Graças a Deus! Vivemos em um país tropical! Por isso, os brasileiros desfrutam de um ambiente que não favorece a proliferação do coronavírus como tem acontecido em outros países com temperaturas baixas como a Itália, por exemplo.
Por Julysson Charles
Foto Reprodução

Comentários