ELEIÇÕES MUNICIPAIS PODERÃO ACONTECER AINDA NESTE ANO E EM DOIS DIAS




  A pandemia da Covid-19 (coronavírus) tem posto em risco o calendário original da eleições municipais 2020, que estão previstas constitucionalmente para 4 de outubro. No entanto, as eleições deste ano poderão acontecer em 15 de novembro ou em 6 de dezembro. Com o adiamento, surge ainda a possibilidade de as eleições ocorrerem em dois dias.

 Essa última possibilidade foi levantada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira, 25. A ideia é tentar reduzir aglomerações e a exposição de eleitores ao coronavírus. Porém, mais um dia de eleições municipais poderão custar um pouco caro para os cofres públicos. Estamos falando de um gasto adicional de R$ 180 milhões.

 Outra possibilidade seria expandir o horário de votação. Estendendo as eleições para que durem 12 horas, seria uma opção que teria um custo menor: “Em vez de irmos até às 17h, irmos talvez até as 20h, e começar às 8h. Portanto, iríamos de 8h às 20h, 12 horas de votação. Esta é uma ideia, é uma possibilidade. Essa não depende de lei, podemos nós mesmos regulamentar no TSE”, afirmou o ministro Barroso, em uma live transmitida pelo jornal Valor Econômico.

Por Redação BRC
Foto: Reprodução

Comentários