CONDIÇÕES CLIMÁTICAS IMPEDEM O AVANÇO DA NUVEM DE GAFANHOTOS NO BRASIL



 A queda acentuada das temperaturas e a previsão de chuva para os próximos dias no Rio Grande do Sul será uma combinação perfeita para impedir o avanço da nuvem de gafanhotos no Brasil. A movimentação da praga Schistocerca cancellata tem se estabilizado na Argentina, mas, ainda assim, as autoridades brasileiras estão monitorando. 
 A nuvem de gafanhotos se deslocou do Paraguay e agora está em solo argentino, a cerca de 150 quilômetros das fronteiras do Brasil, próximo a cidade gaúcha de barra do Quaraí.
 De acordo com o chefe da divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Agricultura do RS, Ricardo Felicetti, mesmo com essas boas notícias, não se pode descartar a possibilidade do ingresso da nuvem de gafanhoto no País. A confiança está sendo depositada nas condições climáticas: “Estamos menos apreensivos do que antes, principalmente porque as condições meteorológicas não são propícias para estes animais. Mas ainda há o risco do ingresso no Brasil, caso haja alguma alteração climática”, declarou Felecitti.
 Na última quinta-feira (25), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União uma portaria declarando estado de emergência fitossanitária no Estado gaúcho e em Santa Catarina.
Por Redação BRC Notícias.
Foto: Reprodução.

Comentários